Antecipação de leitura: como organizar

Semestralmente, os professores disponibilizam o plano de ensino das disciplinas para que os alunos se organizem com as leituras e as atividades para nota.

Além da Bibliografia Básica da disciplina, existe a Complementar, além de outros materiais que podem ser usados para ampliar o aprendizado, como vídeos, filmes, sites, entre outros.

Mas qual é a vantagem de começar a estudar antes da hora? Parece besteira, afinal, você já vai passar o semestre todo pesquisando e aprendendo sobre os temas, mas ao assistir aulas e ler materiais em sala de aula com conhecimento prévio, mesmo que básico, certamente fará com que o rendimento na disciplina seja maior.

Quer fazer um teste?

Verifique em sua matriz curricular quais são as disciplinas a serem estudadas. Em seguida, faça uma pesquisa breve sobre o conceito, por exemplo, um estudante de Marketing Digital que terá a disciplina de E-commerce pode realizar pesquisas em livros sobre o tema na biblioteca da instituição, materiais extras na Sala de Aula Virtual, além de ter vários sites e conteúdos digitais.

Nesse contexto, o futuro "marketeiro" poderá aprender o que é e-commerce, como ele funciona, para que ele serve, mesmo que de forma superficial, contudo, ao realizar as aulas durante o semestre, as referências do conhecimento prévio o ajudarão a fazer perguntas relevantes e manter o ritmo da pesquisa.

Vale lembrar que ler é um hábito saudável e que pode fazer muita diferença na construção de uma carreira.

Como no exemplo do Marketing Digital, o estudante que trabalhará na área de tecnologia precisa estar sempre se atualizando e buscando novas informações para se destacar no mercado. Tendo o ritmo de leitura e pesquisa intensificado desde a faculdade, será mais fácil ser um profissional informado e esclarecido.

Bons estudos!

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (1):

21/jul Rômulo de Jesus:

Ter o hábito da leitura sempre será proveitoso.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia