Antecipação de leitura: como organizar

Semestralmente, os professores disponibilizam o plano de ensino das disciplinas para que os alunos se organizem com as leituras e as atividades para nota.

Além da Bibliografia Básica da disciplina, existe a Complementar, além de outros materiais que podem ser usados para ampliar o aprendizado, como vídeos, filmes, sites, entre outros.

Mas qual é a vantagem de começar a estudar antes da hora? Parece besteira, afinal, você já vai passar o semestre todo pesquisando e aprendendo sobre os temas, mas ao assistir aulas e ler materiais em sala de aula com conhecimento prévio, mesmo que básico, certamente fará com que o rendimento na disciplina seja maior.

Quer fazer um teste?

Verifique em sua matriz curricular quais são as disciplinas a serem estudadas. Em seguida, faça uma pesquisa breve sobre o conceito, por exemplo, um estudante de Marketing Digital que terá a disciplina de E-commerce pode realizar pesquisas em livros sobre o tema na biblioteca da instituição, materiais extras na Sala de Aula Virtual, além de ter vários sites e conteúdos digitais.

Nesse contexto, o futuro "marketeiro" poderá aprender o que é e-commerce, como ele funciona, para que ele serve, mesmo que de forma superficial, contudo, ao realizar as aulas durante o semestre, as referências do conhecimento prévio o ajudarão a fazer perguntas relevantes e manter o ritmo da pesquisa.

Vale lembrar que ler é um hábito saudável e que pode fazer muita diferença na construção de uma carreira.

Como no exemplo do Marketing Digital, o estudante que trabalhará na área de tecnologia precisa estar sempre se atualizando e buscando novas informações para se destacar no mercado. Tendo o ritmo de leitura e pesquisa intensificado desde a faculdade, será mais fácil ser um profissional informado e esclarecido.

Bons estudos!

21/jul Rômulo de Jesus:

Ter o hábito da leitura sempre será proveitoso.