Numeral

O Numeral faz parte da classe das Palavras Variáveis e tem uma função importante na Língua Portuguesa, quantificar elementos e uma das suas características mais importantes é a exatidão. Temos várias palavras que representam quantidades, tais como: pouco, muito, vários, bastante, mas elas não servem para todas as situações.

Por exemplo, receitas, fórmulas químicas, transações financeiras, entre outras situações, precisam de quantidades exatas para que tenham resultados. Por isso, o Numeral, em suas subclassificações, colabora para que estes resultados sejam alcançados com qualidade.

O Numeral pode ser uma palavra adjetiva, por exemplo, na frase "Aquele criminoso cometeu duplo assassinato", a palavra duplo tem sentido adjetivo na frase, qualificando a palavra assassinato. Também existe a palavra substantiva, por exemplo, "O jogador marcou o dobro de gols no último jogo". 

O Numeral também pode ser:

Cardinal: exprime a quantidade através de números - "Hoje temos dois filhos".

Ordinal: apresenta a quantidade em sequência - "Este é nosso segundo filho".

Multiplicativo: mostra quantas vezes a quantidade foi multiplicada - "Nossa dupla de filhos é demais".

Fracionário: indica em quantas partes se divide o número - "Este filho não é um terço do que foi o seu irmão".

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia