A palavra meio é invariável quando for utilizada no sentido de mais ou menos ou um pouco, pois ela é um advérbio.
Por exemplo: "A garrafa está meio cheia" ou "Minha piscina está meio vazia".
Já nesse outro caso, a palavra meio é um numeral fracionário que se refere à metade. Ela deve concordar com o termo em número e gênero.
Por exemplo: "O sinal da escola bate ao meio dia e meia" (hora: substantivo feminino) ou "Achei meio copo com água na cozinha" (copo: substantivo masculino).
Além disso, as palavras meio e meia podem ser encontradas em outros contextos. Meia pode significar vestuário ou no sentido de meia dúzia, substituindo o número seis.
Por exemplo: "O final do meu telefone é meia, dois" ou "Comprei cinco pares de meias".
Meio pode significar “modo”, “forma” de procedimento de algo ou o ambiente de algum ser vivo.
Por exemplo: "A natureza é o meio animal" ou "Esse é o único meio que encontrei para dormir".
Caso a palavra não siga nenhuma dessas regras, ela estará errada se escrita de outra forma.
Por exemplo: "Estou meia cansada", "Já é meio dia e meio" ou "A situação é meia complicada".
03/jun Luciano Cabral da Silva:
Muito bom mesmo!!!
23/jan Orivaldo Rocha da Silva:
"Na Ponta da Língua" é uma excelente iniciativa. As postagens que acompanhamos até agora dão conta de aspectos que invariavelmente causam dúvidas. Muito bom trabalho!
Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.
Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.