Por que estudar português na graduação?

A maioria dos cursos de graduação possuem disciplinas relacionadas à comunicação e à linguagem. Muitas vezes, são disciplinas que relembram conceitos do ensino médio ou apresentações de trabalhos e isso não é por acaso.

Mesmo que pareça bobagem estudar esse tipo de conteúdo, ele é essencial para embalar a vida acadêmica. Nesse novo universo dos estudos, o aluno precisa pesquisar e realizar trabalhos que exigem domínio da língua portuguesa, não somente dentro da faculdade, mas em congressos e outros eventos que contribuem com a carreira do futuro profissional.

Além disso, dominar esse tipo de conhecimento é dominar os ambientes de relacionamento interpessoal, por exemplo: em seu trabalho, é necessário ser claro e objetivo em e-mails e outras apresentações, para que as pessoas entendam o conteúdo explanado; também, é necessário saber se expressar em reuniões ou apresentações, para ser capaz de "vender seu peixe"; e em uma entrevista de emprego, na qual precisa falar sobre você sem rodeios, usar claramente a língua e claro, demonstrar que tem boa capacidade de comunicação.

A língua portuguesa possui especificidades que muitas vezes confundem e chegam a tirar a paciência de quem escreve, fala ou lê, mas certamente, um estudante ou profissional que a domina, demonstra um grau elevado de competência.

Vale lembrar, também, que mesmo com tantos detalhes, não é sempre que as regras gramaticais são atualizadas, sendo assim, você tem tempo e material para se atualizar sempre que possível. Atualmente, o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, que foi criado para unificar a grafia de países que falam a língua portuguesa, entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2006 e se tornou obrigatório em 2016, ou seja, ao prestar concursos e realizar provas de vestibulares, você precisará estar de acordo com essas normas para se sair bem.

Muitas pessoas foram alfabetizadas com outras regras, contudo, faz muito tempo que essas regras mudaram. Atualizar esse conhecimento na graduação ou mesmo estudando por conta é essencial para aprender e para cumprir a função do acordo, que é tornar a comunicação entre países mais fluida e fácil (o que pode, inclusive, te ajudar com aquela questão de pesquisas, congressos e carreira).

Por isso, ao se deparar com essa disciplina em seu curso, não se assuste e não tenha expectativas baixas, ela pode te ajudar e muito, tanto na sua graduação, quanto na vida pessoal e profissional.

Dê o melhor de si e #boraestudar!