Espiar e expiar

Apesar de ambas as palavras existirem, espiar, com s, é utilizada com mais frequência. A palavra significa olhar atentamente alguém, ou alguma coisa, a fim de obter informações, mas sem ser notado pelo objetivo observado. Por exemplo, “Pare de espiar os outros, que coisa feia!” ou “Pela fechadura eu consegui espiar os vizinhos”. 

A palavra expiar, com x, por sua vez, significa sofrer consequências de suas ações, sejam elas de qualquer natureza. Por exemplo, “Aquele ladrão está expiando uma pena de 20 anos” ou “Sou culpado e preciso expiar meus pecados”.

Palavras homófonas, como estas, podem nos causar problemas na hora de redigir um texto, mas com bastante leitura, que é a nossa maior aliada para escrever, os erros diminuirão cada dia mais.  

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem