Conselho e concelho

É inevitável. Algumas vezes, confundimos a grafia de algumas palavras por causa de detalhes, como palavras que possuem uma ou outra letra de diferença, por exemplo. Hoje, escolhemos as palavras conselho e concelho para explicar e não ter mais como se enganar.

Conselho é uma opinião, uma forma de outra pessoa avisar e ensinar alguém sobre algo que pode acontecer em determinada situação, uma advertência. Por exemplo: “Sem aquele conselho, eu jamais teria tomado a decisão certa”. 

Além disso, a palavra também significa um grupo de pessoas reunidas, que discutem assuntos, como administrativos, judiciários e afins.  Por exemplo: “O conselho de juízes determinou a sentença final”. 

Concelho, por sua vez, se refere a uma divisão administrativa territorial, como um município. Ela é mais usada em Portugal, por exemplo: “Viajei até Portugal e visitei o concelho de Lisboa”. 

Essas são duas palavras homófonas, que possuem mesma pronúncia, mas com significados e grafias diferentes. Agora não dá pra errar mais, né?!

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem