Advérbio

O Advérbio é uma Palavra Invariável (que não sofre alterações) que tem a função de mudar ou acrescentar informações às sentenças. Por exemplo: "Eu estive aqui" é uma frase comum, se acrescentarmos o advérbio ontem, temos uma frase mais específica, com sentido de tempo. Ou, no caso de "Aquele homem é lindo", se acrescentarmos o advérbio muito, intensificamos o significado do adjetivo lindo. 

O advérbio também pode se referir à uma oração inteira, por exemplo, "Infelizmente, não pude visitá-los". Suas classificações são:

Modo: bem, mal, pior, melhor; além de palavras terminadas em "mente", como orgulhosamente, simplesmente.

Intensidade: muito, pouco, bastante.

Lugar: aqui, ali, acima, embaixo.

Tempo: ontem, sempre, hoje.

Negação: nunca, jamais.

Afirmação: certamente, deveras.

Dúvida: provavelmente, talvez.

Locução adverbial

Em algumas situações, não existe um advérbio que possa ser usado para representar uma das classificações supracitadas, desta forma, é preciso construir uma expressão chamada locução adverbial. Por exemplo, na frase "Leu tanto que sabia as informações de cabeça" a sentença grifada significa que o sujeito decorou o que leu, mas não há um advérbio que represente a frase, sendo substituída pela locução adverbial "de cabeça".

Também existem locuções adverbiais que possuem um advérbio para substituí-las, mas fica a critério da preferência de quem escreve, por exemplo: "O carro andava lentamente" ou "O carro andava com lentidão".

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem