Epônimos

Já ouviu falar em Epônimo? Talvez não tenha ouvido o termo em si, mas certamente já escutou o escutou em alguma frase.

Esse adjetivo é originado do nome de alguma coisa, de algum lugar, de alguma época, de alguma tribo, até de alguma pessoa ou criatura. Por exemplo, a cidade de Atenas, capital da Grécia, tem esse nome por conta da deusa grega Atenas, figura mítica da antiguidade.

Na anatomia humana, existem muitos epônimos, criados desde os primeiros estudos dos corpos, por exemplo, o Pomo de Adão, em inglês Adam’s Apple, surgiu do Adão, o primeiro homem segundo a Bíblia.

Petrópolis, a cidade do Rio de Janeiro, tem esse nome por conta do imperador do Brasil, Dom Pedro II (do grego Petro + polis, que significa cidade).

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia