Conjunção

Assim como a PreposiçãoPalavra Invariável apresentada na semana passada, existe outra classe de palavras que possuem a função de ligação: a Conjunção

Diferentemente da Preposição que liga palavras, a Conjunção liga orações. Por exemplo: “Carlos queria comer pizza, mas se lembrou que estava em dieta”

As Conjunções podem ser Coordenativas ou Subordinativas, possuindo outras subclassificações. Confira a tabela abaixo para conhecê-las:

Conjunções Coordenativas estabelecem ligação entre orações coordenadas (independentes, sem relação sintática entre elas), aquelas que fazem sentido mesmo sem uma conjunção para que sejam conectadas.

Conjunções Subordinativas, por sua vez, são as conjunções que ligam orações subordinadas (que possuem função sintática sobre a outra), que dependem uma da outra para fazerem sentido, se subordinando à outra oração.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem