Substantivos: uniforme e biforme

Os substantivos podem ser, além de concreto, comum, simples, composto, etc., uniformes e biformes. Os substantivos uniformes possuem três subclassificações, que são:

Sobrecomuns: os substantivos epicenos são palavras que só possuem um gênero, não tendo flexão em sua aplicação. Por exemplo, na frase "A criança é feliz", a palavra criança é um substantivo sobrecomum, que não possui flexão. Existem várias palavras desse tipo na Língua Portuguesa, tais como: gênio, cônjuge, ídolo, monstro, testemunha, entre outras.

Epicenos: são nomes de animais com apenas um gênero gramatical, por exemplo: águia, baleia, polvo, tatu, entre outros.

Comuns de dois gêneros: palavras que só possuem uma forma para os dois gêneros, ou seja, o artigo é alterado, mas o substantivo permanece o mesmo, por exemplo: personagem, gerente, balconista, vigia, entre outras.

Os substantivos biformes, por sua vez, possuem duas formas, por exemplo: gato e gata, homem e mulher, poeta e poetisa, entre outros.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia