Extender e estender

Apenas uma das duas palavras está correta, você sabe dizer qual é? Bom, se extenso se escreve com x o certo é b, certo? Errado. Se você respondeu que se escreve com s, acertou! Entenda abaixo as variações do verbo estender.

Estender significa alongar, distender, aumentar, prolongar, entre outras palavras que indiquem a ampliação de alguma coisa. Em outras situações, o verbo estender também pode significar oferecer, pôr algo para secar, deitar, etc. Por exemplo: "Gostaria de estender a garantia do produto que comprei" ou "Meu primo me estendeu uma cadeira assim que cheguei".

O que gera confusão na hora de escrever corretamente é a palavra extensão, que se refere ao ato ou efeito de estender. Mas se as duas palavras são de origem latina do verbo extendere, por que essa diferença?

Sérgio Rodrigues, escritor do Blog Sobre Palavras, explica que a Língua Portuguesa passou por diversas transformações e por isso existem alterações em algumas palavras. Confira a explicação do escritor:

Estender desembarcou em nossa língua ainda na infância, no século 13, quando, nas palavras de Said Ali em sua gramática histórica, "a reminiscência do latim teria influído, porém em medida assaz limitada. Os antigos escritores não tinham preocupação etimológica". Já extensão é fruto do português do início do século 18, o das academias literárias, como diz o filólogo – um idioma consolidadamente moderno, atento à cultura francesa e consciente da etimologia.

Ou seja, estender entrou para nosso vocabulário no século 13 vindo do latim vulgar e sofreu alteração; já extensão surgiu a partir do século 18 e teve sua origem no latim clássico, mantendo o x.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem