Dicas de leitura para as férias: livros para ler em uma semana

Ler, além de ser uma atividade que desenvolve raciocínio e senso crítico, também pode dar muito prazer e ser algo rotineiro. Contudo, durante o ano letivo é complicado conciliar leitura por prazer, com leitura de dever.

Mas não tem problema! Separamos 5 livros de qualidade, cheios de conhecimento e importância, com poucas páginas, que podem ser lidos em até 1 semana:

A Revolução do Bichos (George Orwell)

Se você ainda não leu esse livro durante o Ensino Médio, é a hora de acrescentá-lo na sua lista de livros fundamentais. George Orwell, já famoso pela obra 1985, traz em forma de fábula uma história sobre poder. Em uma narrativa sobre animais e seus donos, Orwell fala sobre tirania, opressão e muito mais.

A Metamorfose (Franz Kafka)

Uma das obras mais influentes do século XX, Metamorfose tem poucas páginas, mas com conteúdos inquietantes. Com pouco mais de 100 páginas, o livro conta a história de um homem, que se transforma em inseto e desprende de um realismo quase repulsivo, inspirado na condição humana.

O Alienista (Machado de Assis)

Um clássico da literatura brasileira, em O Alienista, Machado de Assis fala sobre loucura e razão, por meio de um médico que se encanta pela psiquiatria. O conteúdo é sátiro, cômico e, com pouco mais de 100 páginas, permite a entrada no mundo mágico da literatura de Machado de Assis.

Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll)

Outro clássico da literatura mundial, Alice tem uma história mágica, com personagens excêntricos e, apesar de ser considerado um livro infantil, tem muito para ensinar aos adultos também. O universo fantástico, as viagens no tempo com uma roupagem psicodélica faz com que a história perdure por tanto tempo.

A Rosa do Povo (Carlos Drummond de Andrade)

Fechando a lista com um modernista brasileiro, A Rosa do Povo é um livro de poesias, que conta com 55 obras de muita relevância histórica e política. Escrito durante a Segunda Guerra Mundial, o livro fala sobre o mix de sentimentos da época, marcando também o momento de ditadura vivido no Brasil.

Aproveite os dias de férias para aprender um pouco mais sobre cultura e ampliar seus conhecimentos. Atividades como a leitura agregam muito valor em qualquer área de formação.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia