Gênero textual

Na semana passada falamos sobre os tipos textuais e como são importantes para expressar ideias. Os gêneros textuais são parte dos tipos textuais.

A crônica é baseada no cotidiano, o conto é uma história fictícia, piada também. Esses gêneros fazem parte do tipo narrativo.

A descrição está inserida na maior parte dos textos, inclusive os narrativos. Dentro de um romance, que também é um tipo narrativo, existe a descrição de objetos, de pessoas, de ambientes etc.

A dissertação é muito buscada nas provas de vestibulares. Entre os gêneros desse tipo textual estão a reportagem, usada pelos jornais, que expõe situações, sem necessariamente ter a opinião de quem a escreve. O resumo, também expõe o que é lido e compreendido, sem a opinião, de fato.

Claro que também existe a resenha, esse sim pede a opinião do autor, mas nesse caso, a dissertação é do tipo argumentativa. Os trabalhos realizados na universidade, como teses de doutorado e dissertações de mestrado, que pedem introdução, argumentação e conclusão.

A injunção, como dito no último post, tem a função de informar, mas com uma linguagem de ordem, de orientação. Ou seja, nesse tipo há gêneros como as receitas culinárias, os bilhetes, os manuais de eletrodomésticos ou outros produtos etc.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia