Dispensa e Despensa

Ambas as palavras estão corretas e são usadas na Língua Portuguesa, e além de uma letra de diferença, as palavras têm significados diferentes.

Dispensa significa permissão para não realizar uma obrigação, por exemplo: “Aquele aluno solicitou dispensa hoje” ou “Você foi dispensado das atividades da empresa”. 

Despensa, por sua vez, é um local onde são armazenados produtos de qualquer natureza, por exemplo, “A despensa sempre fica cheia no começo do mês” ou “Ao chegar, verifique se o produto está na despensa”. 

Pequenas diferenças, que fazem toda a diferença ao empregar a palavra em uma sentença. 

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (1):

23/nov David:

Achei muito interessante o Quiz

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia