Versificação

Ao compor uma música ou criar uma poesia, se usa diversos elementos que dão mais harmonia às palavras, deixando-as com as características essenciais dos estilos desejados, essa ferramenta da Língua Portuguesa se chama Versificação.

Essas composições utilizam o verso, que é a unidade rítmica da composição; a estrofe, que é o conjunto de versos; o ritmo, que é construído de sílabas fortes e fracas, ou vogais longas e breves, dando sonoridade ao texto.

Também há a rima, que coloca palavras as quais os sons se repetem no final, dando mais melodia ao verso; ou a metrificação, que faz a contagem das sílabas poéticas, feita de maneira auditiva, diferente da contagem gramatical normal.

São muitas as ferramentas que a língua possui e muitas as variações linguísticas que elas proporcionam, dando às composições um mundo de opções, principalmente aos mais criativos e que desejam se expressar de todas as formas possíveis.

Para os interessados em música, ainda há muito o que estudar, mas o conhecimento da língua proporciona mais repertório e informação para qualquer aspirante a artista.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia