Soa e sua

Apesar de parecidas na escrita, sua e soa são pronunciadas de forma diferente e seus significados também são bastante distintos e devem ser usadas em contextos diferentes. Mesmo assim, ainda existe a dúvida na hora de usá-las corretamente.

Soa é conjugação do verbo soar, que se refere à emissão ou produção de som, eco ou vozes e também pode significar a divulgação de alguma coisa. Por exemplo: "O sino soa sempre às 18h da tarde", "A campainha soou e minha avó não ouviu", "Essa conversa não soa nada bem" ou "Coloquei o despertador para soar às 6h30 da manhã".

sua é conjugação do verbo suar que significa transpirar, eliminar suor pela pele e pode também se referir ao ato de trabalhar duro, se esforçar para conseguir alguma coisa. Por exemplo: "Tive que suar muito para chegar até aqui", "Suei muito na academia e fui direto para o banho", "Não me abrace, estou todo suado!" ou "É impossível não suar com esse calor"

Dessa forma, não é correto usar o verbo soar para se referir a alguém que esteja transpirando.

Lembre-se! O som soa (sino, campainha, etc), a pele sua.

 

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem