Ter de e ter que

Apesar de utilizadas, muitas vezes, sem distinção, as duas locuções são diferentes.

De acordo com o Instituto Universitário de Lisboa, não é adequado usar a locução ter que no lugar de ter de, mas de tanto se ouvir e falar, acaba-se ocorrendo o erro. Contudo, com o tempo e utilização constante, entenda as duas definições para saber quando usar cada uma delas:

Ter de é uma expressão usada para remeter desejo e obrigação, por exemplo, "eu tenho de ir embora", significando "eu realmente preciso ir embora"

Ter que, por sua vez, significa dispor, ter algo, desfrutar, por exemplo, "por muito viver, ela tem muito que ensinar", que expressa a quantidade de conhecimento acumulado por uma pessoa mais velha.

"Ter de distingue-se, pois, de ter que, porque no primeiro caso está presente a ideia da obrigação, da necessidade, do dever, enquanto no segundo está presente a de dar uma informação sobre o que o emissor possui ou tem em mãos." (ROCHA, 2005)