Censo e Senso

Mais duas palavras homófonas, ou seja, mesma pronúncia, com escrita e significados diferentes, para não quebrarmos mais a cabeça! Algumas já mostradas foram Espiar e Expiar ou Conselho e Concelho.

Censo, de acordo com o dicionário Michaelis, tem relação com rendimento, como uma renda anual, de cobrança de tributos, dados estatísticos e por aí vai. No Brasil, por exemplo, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realiza censos sobre a população, espaços geográficos, etc. Por exemplo, "este ano será realizado o censo 2017" ou "no Brasil, anualmente, o IBGE realiza censos que ajudam a identificar as condições do país".

Senso, por sua vez, é o ato de raciocinar ou julgar algo ou alguém. Por exemplo, "aquela senhora não tem senso do ridículo, olha as roupas que ela está usando" ou "você precisa ter senso para se vestir, este vestido está muito curto". Ter senso é ter prudência.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem