Como foi falado no post sobre Fonologia, os fonemas são as menores representações do som, não podendo ser confundidos com as letras.
A Ortoépia, na Língua Portuguesa, é o estudo da pronúncia dos fonemas, esses elementos essenciais para que as palavras sejam pronunciadas corretamente e assim, compreendidas por quem as ouve.
De acordo com Evanildo Bechara, importante teórico da área de linguagens, a Ortoépia se preocupa não apenas com o conhecimento dos valores fonéticos dos fonemas, mas com o ritmo, a entoação e a expressão para que seja bem executado. Sendo assim, a Ortoépia visa a proclamação correta das palavras.
Conheça alguns erros comuns de pronúncia e até grafia com os quais nos deparamos no dia a dia:
Advogado ✓ Adevogado ✘
Aterrissar ✓ Aterrizar ✘
Bandeja ✓ Bandeija ✘
Bochecha ✓ Buchecha ✘
Salsicha ✓ Salchicha ✘
Lagartixa ✓ Largatixa ✘
Murchar ✓ Muchar ✘
Sobrancelha ✓ Sombrancelha ✘
Mortadela ✓ Mortandela ✘
Fique atento, falar e escrever corretamente é essencial na vida de qualquer pessoa, independente da sua profissão.
17/jul Simone :
Ótima matéria. Aliás, esses informativos são de grande valia.
Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.
Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.