Ortoépia

Como foi falado no post sobre Fonologia, os fonemas são as menores representações do som, não podendo ser confundidos com as letras.

A Ortoépia, na Língua Portuguesa, é o estudo da pronúncia dos fonemas, esses elementos essenciais para que as palavras sejam pronunciadas corretamente e assim, compreendidas por quem as ouve.

De acordo com Evanildo Bechara, importante teórico da área de linguagens, a Ortoépia se preocupa não apenas com o conhecimento dos valores fonéticos dos fonemas, mas com o ritmo, a entoação e a expressão para que seja bem executado. Sendo assim, a Ortoépia visa a proclamação correta das palavras.

Conheça alguns erros comuns de pronúncia e até grafia com os quais nos deparamos no dia a dia:

Advogado  Adevogado 

Aterrissar  Aterrizar 

Bandeja  Bandeija 

Bochecha  Buchecha 

Salsicha  Salchicha 

Lagartixa  Largatixa 

Murchar  Muchar 

Sobrancelha  Sombrancelha 

Mortadela  Mortandela 

Fique atento, falar e escrever corretamente é essencial na vida de qualquer pessoa, independente da sua profissão.

Pratique, exercite e leia muito!

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia