Dicas: bem-vindo, benvindo, bem vindo

A palavra de recepção calorosa causa muita dúvida em quem a usa.

É comum encontrar versões: bem-vindo, benvindo, bem vindo, mas somente uma dessas está certa. A palavra bem-vindo deve ser usada com hífen.

A palavra Benvinda/Benvindo é vista como sobrenome em alguns casos, sendo assim, é necessário usá-la com a primeira letra maiúscula. Vale lembrar que boas-vindas também possuem hífen.

Essa dúvida acontece principalmente por conta do Novo Acordo Ortográfico que entrou em vigor em 2009. Nele, o hífen se mantém em palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam unidade com significado próprio.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia