Os fonemas são elementos presentes nas palavras, relacionando-se diretamente com o som emitido ao pronunciá-las.
Por exemplo, a palavra tórax possui 5 letras, duas sílabas: tó-rax, contudo, ela é representada por 3 fonemas, pois ao falar a palavra, ela é pronunciada de forma diferente à escrita: tó-ra-cs.
Compreendeu?
Quando dois sons são representados por uma mesma letra, ele é chamado de dífono. No caso da palavra tórax, o dífono é a letra x, que representa cs ou ks na pronúncia. Isso também acontece com palavras como tóxico, oxigênio, táxi, entre outras.
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.
Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.
Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.