Dicas para ler e escrever melhor

Diariamente, seja no trabalho, na escola e até nas conversas entre amigos, é notada a importância do conhecimento acerca da língua portuguesa.

No dia a dia da empresa é necessário redigir e-mails e relatórios, na escola ou faculdade é preciso desenvolver artigos, papers e apresentações, e entre amigos e conhecidos, é importante ser claro e objetivo para sempre conseguir informar o que deseja.

Por isso, aí vão algumas dicas para que essa necessidade de conhecimento da linguagem se torne cada dia mais simples e fácil:

Leia jornais e revistas: pode ser o de papel, pode ser o digital, mas leia. Informe-se sobre as novidades e sobre os acontecimentos da sua cidade, do seu estado, de seu país e do mundo. Além de ter argumentos e conhecimentos para um bate-papo, isso ampliará seu repertório para discussões e tomada de decisões.

Consuma literatura clássica: muitos livros assustam, seja pelo número de páginas, seja pela fama, ou até porque é preciso lê-los obrigatoriamente, como na escola. Mas, uma coisa é certa: livros clássicos são clássicos por algum motivo. Não tenha medo de se dedicar a uma leitura difícil, são essas leituras que ampliam o senso crítico, o vocabulário e claro, a autoestima, tendo em vista o desafio.

Escreva corretamente: nas redes sociais, nos aplicativos de bate-papo, é comum se usar uma linguagem mais abreviada, com gírias e memes. Não que esteja errado, contudo, se você utiliza esse tipo de linguagem em demasia, é natural que se esqueça de alguns detalhes na hora de escrever um texto "sério". Tente escrever corretamente na maior parte das vezes, isso se tornará um hábito e pode melhorar seu desempenho na escrita.

Para ler e escrever não tem segredo, é a prática que leva à perfeição.