Gramática

A Gramática é uma área da linguagem que estuda elementos que compõem a língua. Por meio dela, é possível compreender as regras que regem determinado idioma e as diferenças entre língua escrita e falada.

Na Língua Portuguesa aprendemos a Gramática de uma única forma, mas ela possui algumas:

  • Normativa: é o mesmo que normal culta. Ela se difere do popular, que usamos no dia a dia e apesar de compreensível, possui inúmeras diferenças com a linguagem, tanto escrita, quanto falada. Essa é a gramática que se aprende na escola, que possui especificidades que precisam ser respeitadas.
  • Descritiva: ela compreende a língua na forma oral e como ela se desprende com o passar do tempo. Por exemplo, antigamente existiam palavras de uso popular e que hoje foram esquecidas ou substituídas. A gramática descritiva funciona nessa sincronicidade com o tempo.
  • Histórica: é a gramática, ao contrário da descritiva, que acompanha o cotidiano, que trata da origem e transformação que a língua sofreu desde sua criação.
  • Comparativa: como o nome diz, é a gramática que se compara com outras gramáticas, por exemplo, a Língua Portuguesa pertence a uma família de línguas, que inclui outros idiomas, como francês ou espanhol.

A gramática também se divide em Fonologia, OrtoépiaProsódia e Ortografia, temas já explorados aqui no blog.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia