Debaixo e de baixo

Na Língua Portuguesa, existem muitas variações e significados de palavras, como vemos quase sempre aqui no blog. Muitas delas causam dúvidas e até alteram a sentença, por isso, hoje falaremos da diferença entre debaixo e de baixo.

Debaixo é um advérbio de lugar e, de acordo com o Dicionário do Aurélio, significa: na parte inferior, por detrás, sob, indicando posição de inferioridade. Por exemplo, "O livro que ele precisa está debaixo da cama". Uma dica fácil para se usar com algumas dúvidas, é buscar sinônimos da palavra usada e verificar se este mantém o sentido da frase. Por exemplo, se alterarmos a palavra debaixo para sob, no caso da frase acima, ela ainda faz sentido, "O livro que ele precisa está sob a cama". 

De baixo, por sua vez, é usado quando a palavra baixo tem função de adjetivo, ou quando existe correlação com cima, tendo função de substantivo. Por exemplo, "Aquela peça ficou de baixo para cima" ou "O escritório do meu marido fica no andar de baixo". Nestes casos, a sentença se opôs ao que é do alto.

 

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem