Ratificar e retificar

As palavras ratificar e retificar são parônimas, tendo a grafia e pronúncia quase idênticas, mas com significados diferentes. Por isso, são confundidas, na maioria das vezes. 

Ratificar significa confirmar, comprovar, dar validar algo. Por exemplo, "Ratifiquei aquela assinatura pois era minha", comprovando que a assinatura é mesmo sua ou "Ratifico o que acabei de dizer", confirmando as palavras ditas.

Retificar, por sua vez, possui vários significados, como alinhar, no caso de um motor, ou a transformação de uma corrente alternada em contínua, na área da Eletrônica. Em Geometria, retificar é calcular o comprimento de arco de uma curva.

Geralmente, o significado da palavra é corrigir, endireitar algo. Por exemplo, "Preciso me retificar com aquela pessoa", alinhando as informações passadas anteriormente, corrigindo algo que ficou mal-entendido, ou, "Precisamos retificar toda a cláusula daquele contrato", corrigindo possíveis falhas de um documento.

Agora não dá mais pra errar, não é?

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem