Costa ou costas

Essas duas palavras certamente já foram usadas almejando ter o mesmo sentido, mas, apenas sua grafia é similar.

Costa se refere à beira-mar, encosta, pedaço de terra que margeia o mar. Por exemplo: "Aquele navio afundou na costa santista" ou "As embarcações portuguesas foram obrigadas a ancorar na costa africana". 

costas, no plural, remete ao dorso ou lombo dos animais, além de objetos que possuam uma frente. Por exemplo: "Desde que parei de me exercitar, tenho muitas dores nas costas" ou "O anagrama está escrito nas costas daquele espelho". Também, é conhecido como uma modalidade da natação, veja: "O nadador é muito bom, domina crawl e costas". 

Às vezes, usamos costa considerando o fato de que temos apenas um membro, mas costa, que se origina do latim, significa costela, a qual possuímos 12 pares. Portanto, são costas, não costa.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem