Estilística

A Estilística estuda como a linguagem pode se tornar mais ou menos bela e emocionante, por isso, é uma ferramenta muito usada em textos literários.

Quando se fala de belo, pode se considerar a Estilística Fônica, na qual se considera a Aliteração, que é a repetição de consoantes, como forma harmoniosa de sonoridade.

Assim como, a Assonância, que é a repetição harmônica das vogais e as Onomatopeias, sons que dão mais expressividade ao discurso.

Há também a Estilística Morfológica que cuida do formato do texto por meio de aumentativos e diminutivos.

A Estilística Sintática, por sua vez, usa alguns recursos para criar efeitos estéticos, como a Silepse, que concorda com a frase a partir de uma ideia; a Anáfora, que repete palavras de forma regular, marcando um ritmo textual; e o Anacoluto, que altera a ordem cronológica estrutural da frase.

Por fim, há a Estilística Semântica, que geram emoção ao texto por meio de funções como a Metáfora, que se dá na comparação de palavras que se interrelacionam a Metonímia, que transpõe significados, sendo considerada pelo todo do significado, não ao pé da letra; e a Sinestesia, que associa sensações por meio de órgãos diferentes dos que deveriam sentir, de fato.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia