Dia Nacional do Livro: autores brasileiros

No dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro, data que surgiu em celebração à fundação da Biblioteca Nacional, quando D. João VI trouxe peças da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, iniciando a Biblioteca Nacional Brasileira, em 1810.

Entre essa riqueza histórica trazida de fora, se inicia a construção da riqueza brasileira e com ela, o desenvolvimento de autores que até hoje são consagrados no Brasil e no mundo, pela qualidade e consistência de suas obras.

José de Alencar

Nasceu em 1829 e, além de escritor, também foi político. É conhecido como o fundador dos romances nacionais, sendo pai de obras como Iracema, O Guarani, Til, Senhora e muitas outras que até hoje são referência na literatura brasileira.

Érico Veríssimo

Nascido em 1905, Érico Veríssimo é um dos escritores mais populares do século XX. De família abastada, mas que passou por dificuldades e falência, decidiu viver de seus romances e contos que hoje são famosos.

Clarice Lispector

Vista como hermética, Clarice nasceu em 1920, na Ucrânia. Foi naturalizada brasileira e se dedicou às suas obras de forma intensa, criando, com isso, um arsenal de histórias cotidianas e tramas que homenageiam até hoje a identidade brasileira.

Carlos Drummond de Andrade

Poeta, contista, cronista e extremamente influente, esse foi Carlos Drummond de Andrade, nascido em 1902, no Rio de Janeiro. Autor de obras como a Rosa do Povo, Drummond é ícone do modernismo nacional.

Rubem Alves

O mais jovem dos autores listados, Rubem Alves nasceu em 1933 e foi, além de escritor, teólogo, psicanalista e educador. Criou obras sobre questões existenciais, já desde seu tempo entendia que homem e máquina devem andar lado a lado, em compromisso com um mundo melhor.

São muitos os autores que merecem coro pelo excepcional trabalho desenvolvido na literatura brasileira e em toda a riqueza cultural que criaram para o país, que não caberiam em uma só publicação.

Por isso, pesquise, investigue e conheça, cada dia mais, sobre os nomes que fazem parte da história da sua cidade, do seu estado e do seu país. Aprecie a leitura!

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia