Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização foi instaurado em prol da conscientização da população, não apenas sobre leitura e escrita, mas principalmente sobre a compreensão e interpretação na hora de estudar e reproduzir conhecimento.

É celebrado no dia 14 de outubro em homenagem ao MEC - Ministério da Educação e Cultura, que foi criado no mesmo dia, em 1930.

Tão importante quanto a própria Alfabetização é a formação integral do profissional que a dissemina. O pedagogo é o professor que acompanha a criança desde seus anos iniciais até o ensino fundamental, levando informação e conhecimento de forma sensível e preparada, para que essa criança se desenvolva com qualidade para enfrentar a vida adulta.

Há muito tempo, a educação ultrapassou os limites da relação de ensino-aprendizagem para se tornar a principal ferramenta da construção do conhecimento. Educar não significa, apenas, transferir informações, mas contribuir para a formação das pessoas no sentido de que elas possam desenvolver suas ideias e, desde cedo, tenham condições de compartilhá-las socialmente. Para fazer acontecer, o pedagogo precisa de uma formação que o permita responder aos desafios do ensino nos dias atuais com competência para promover o pleno desenvolvimento de crianças, jovens e adultos e gerar respostas eficientes para as demandas da sociedade. É um trabalho desafiador!

Parabenizamos a todos os alfabetizadores, que com força e dedicação traçam grande parte do caminho para o futuro do Brasil e do mundo. Se você se identifica com essa profissão, conheça um pouco mais sobre o curso de Pedagogia do Claretiano clicando aqui.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia