Dia Nacional do Jornalista

O Dia Nacional do Jornalista foi celebrado em 07 de abril.

A data foi instituída em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa, em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró. Giovanni possuía opinião forte, se envolvia com temáticas políticas e sempre se manifestou a favor da liberdade de imprensa.

Entre os muitos acontecimentos relacionados à profissão estão: o primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense, de 1808; a formação do jornalista iniciada na década de 40; o primeiro curso de Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em 1947; e a exigência do diploma em 1969, que resultou num grande crescimento nas instituições e conhecimento desenvolvido.

E mesmo que, em 2009, o diploma tenha sido dispensado pelo Supremo Tribunal Federal, com a justificativa do direito de liberdade de expressão, o jornalista formado ainda se mostra essencial para que os veículos de comunicação trabalhem com ética e conhecimento, levando sempre a informação verdadeira aos espectadores.

O jornalista possui um papel essencial na sociedade, é por meio dele que as pessoas adquirem informações sobre seus bairros, cidades, países e quaisquer outros assuntos importantes para a sua vida.

O profissional que escolhe esse ramo precisa estar disposto a ler muito, ouvir muito e, principalmente, a se posicionar muito. Por isso, uma graduação completa e humana é necessária para que a sua formação seja integral.

Parabéns, jornalistas!

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." (George Orwell)

Saiba mais sobre Jornalismo clicando aqui.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia