Meio e Meia

A palavra meio é invariável quando for utilizada no sentido de mais ou menos ou um pouco, pois ela é um advérbio. Por exemplo: "A garrafa está meio cheia" ou "Minha piscina está meio vazia".

Já nesse outro caso, a palavra meio é um numeral fracionário que se refere à metade. Ela deve concordar com o termo em número e gênero. Por exemplo: "O sinal da escola bate ao meio dia e meia",  hora: substantivo feminino ou "Achei meio copo com água na cozinha" copo: substantivo masculino. 

Além disso, as palavras meio e meia podem ser encontradas em outros contextos. Meia pode significar vestuário ou no sentido de meia dúzia, substituindo o número seis. Por exemplo: "O final do meu telefone é meia, dois" ou "Comprei cinco pares de meias". 

Meio pode significar “modo”, “forma” de procedimento de algo ou o ambiente de algum ser vivo. Por exemplo: "A natureza é o meio animal" ou "Esse é o único meio que encontrei para dormir".

Caso a palavra não siga nenhuma dessas regras, ela estará errada se escrita em outras formas. Por exemplo: "Estou meia cansada", "Já é meio dia e meio" ou "A situação é meia complicada".

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem