Metalinguagem

A Metalinguagem é uma função de linguagem, que tem a característica de voltar-se para si mesma, ou seja, é usada quando uma linguagem quer falar sobre si mesma, independentemente de qual tipo de linguagem seja essa.

Complicado?

Pense nos exemplos. O cinema, por exemplo, usa dessa ferramenta em algumas situações. O recente lançamento do Diretor Quentin Tarantino, Era uma vez em... Hollywood, aborda a vida de astros de Los Angeles nas décadas de 60 e 70. Em uma das cenas, a atriz Margot Robbie, que representa a famosa atriz Sharon Tate, vai a uma sessão de cinema do filme que estrelou.

 A linguagem cinematográfica usa a mesma linguagem em seu conteúdo, entendeu?

Outro exemplo interessante são as artes plásticas. No quadro Autorretrato (1888), de Vincent Van Gogh, o pintor usa a linguagem das pintura para se representar, ele pinta um quadro dele mesmo pintando um quadro. É confuso, mas não é complexo!

Hoje em dia, um bom exemplo do uso da Metalinguagem é nas redes sociais. Se um fotógrafo tirar uma foto de uma pessoa que está fotografando um outro grupo de pessoas, ele está usando a Metalinguagem.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia