Por que fazer rascunho de redação?

Fazer redação é algo que assusta muitas pessoas durante a realização de uma prova. Seja de vestibular, ou mesmo durante a graduação, a redação exige atenção aos detalhes e é nesse momento que entra o rascunho.

Pode parecer perda de tempo, mas o rascunho da redação é uma parte importante do processo. É nele que são depositadas as ideias, são conectados os conceitos, para que ao passar a limpo, tudo seja colocado de forma coerente e coesa, para que os avaliadores possam compreender.

Apesar de gastar um certo tempo, afinal, é a hora de permitir o fluxo de ideias, o rascunho é o momento de se envolver com o tema e entender, de fato, o que será dito no texto final. Mesmo ante o nervosismo e o tempo restrito de prova, não deixe de:

  • Gerar várias ideias relacionadas ao tema em tópicos, para desenvolver um texto a partir desse conteúdo
  • Se atentar aos acentos e às pontuações, para que as informações sejam claras e compreendidas pelos avaliadores
  • Desenvolver um texto final sem muitas delongas, focando nos pontos principais do assunto
  • Reler o rascunho pelo menos duas vezes, para verificar se as informações estão bem colocadas e se a ideia pedida pelo enunciado foi atendida

A dica principal? Fique calmo.

Estude bem antes de começar uma prova, leia jornais e revistas para se inteirar dos assuntos cotidianos e estude gramática.

Boa sorte!

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia