Antonímia e Sinonímia

Muitas vezes se usa palavras que possuem relação uma com a outra, por exemplo, casa e moradia. Ambas se tratam de locais onde uma pessoa pode morar. Essas palavras mantém uma relação de Sinonímia, elas são sinônimas uma da outra.

A Antonímia, por sua vez, é a relação entre duas palavras com significados opostos diretamente, por exemplo, bem e mal.

As duas formas são importantes na linguagem, pois colaboram para o desenvolvimento de textos e de criatividade. Por exemplo, ao escrever uma redação na escola ou na faculdade, é preciso sintetizar ideias e agrupá-las na estrutura de um texto. Muitas vezes, é preciso falar a mesma coisa, mas não é interessante ser repetitivo, para isso, é essencial se conhecer sinônimos das palavras e usá-las da forma correta na produção de um conteúdo.

O mesmo acontece com as palavras antônimas. Elas apresentam as diferenças entre termos, recurso essencial para falar sobre a intensidade de algo, por exemplo. Veja o caso da música Antônimos de Jorge e Mateus:

Sem você, não importa se é doce ou salgado

Se 'tá quente ou gelado

Se faz sol ou vai chover

Eu achei que tava certo fui errado

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia