Língua ou Linguagem

Você sabe a diferença entre língua e linguagem?

É comum confundirmos esses dois temas, afinal, qual é a diferença entre eles? É simples.

A linguagem é a forma como os seres humanos utilizam a língua (e outras manifestações, como a arte, a música, a dança etc.) para se comunicar com outros seres humanos. A linguagem é uma forma de nos comunicarmos, expressarmos nossos sentimentos e transmitir valores e pensamentos.

A língua, por sua vez, é um código, uma junção de elementos que unidos representam um grupo determinado, por exemplo, os brasileiros falam a Língua Portuguesa.

Diferente da linguagem, a língua possui regras para padronizar a comunicação, possibilitando a compreensão de quem recebe a mensagem. LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais, é uma língua de comunidades surdas, um código específico, para um grupo específico poder expressar suas ideias.

A linguagem pode ser verbal, não verbal e hoje também existe a linguagem digital, que combina diversos elementos para criar comunicação.

Quando precisar diferenciar língua e linguagem, pense da forma mais simples:

  • Língua é um conjunto de códigos específicos para um grupo de pessoas se comunicar;
  • Linguagem é qualquer forma de expressão, seja arte, dança, música ou qualquer outra.

Agora não dá mais para errar, né?

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia