Difere ou defere

Hoje o Blog apresenta a diferença entre mais duas palavras parônimas, difere e defere. Ambas são adjetivos e, quando usadas incorretamente, principalmente na escrita, causam alteração de significado na sentença.

De acordo com o Dicionário do Aurélio, difere significa deixar para depois, adiar ou distinguir. Por exemplo, “Elas se diferem na forma de entender o mundo” ou “A prova de matemática foi diferida para semana que vem“

Defere, por sua vez, significa conceder ou aprovar. Por exemplo, “O processo foi deferido pelo advogado” ou “O presidente deferiu a votação no Planalto”.

Tenha o hábito de ler, esta ação é um grande auxílio ao uso correto das palavras e seus sentidos. Mesmo não sabendo alguns significados, você compreende o contexto, e isso te ajuda nas próximas vezes que precisar usar aquela palavrinha.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (1):

26/dez Juliana Fernandes da Silva:

Muito interessante, não sabia o significado dessas palavras.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia