Aprender e apreender

Mais uma vez, trouxemos palavras parônimas para mostrar suas diferenças na hora de utilizar, mesmo que elas sejam muito parecidas.

Aprender e apreender são diferenciadas por uma única vogal, e apesar de, em algumas frases, poderem ser usadas como iguais, elas possuem significados diferentes.

Aprender significa adquirir conhecimento, obter ciência teórica através de leitura e memorização, ou por prática, como experiência e vivência.

Por exemplo:

Pedro aprendeu depois de muito sofrer. 

Luiza leu até aprender toda a história lida em sala. 

 

Já apreender, entende-se o ato de apanhar, pegar, confiscar algo.

Por exemplo:

O policial apreendeu drogas com aquele indivíduo. 

A apreensão de narcóticos vem crescendo diariamente. 

 

A palavra apreender também significa compreender, assimilar uma informação, ideia ou pensamento. Por isso, às vezes, é confundida com a palavra aprender, que também significa compreender ou assimilar.

Veja como ambas podem ser utilizadas com significados parecidos:

A filosofia é uma área difícil de se aprender

A apreensão da filosofia é um trabalho árduo. 

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Meio e Meia
Faz e Fazem