Redação: como começar meu texto?

Poucas coisas assustam estudantes como uma folha em branco, não é mesmo? Pois é.

Começar um texto não é uma tarefa fácil, exige algumas habilidades que podem ser treinadas e aperfeiçoadas, então anote algumas dicas:

Leia o enunciado várias vezes

Um grande segredo das redações é interpretar bem a descrição do que precisa ser feito. Leia atentamente e repita a leitura algumas vezes para não deixar nenhuma brecha, redações precisam ser objetivas e coerentes. Faça rascunho Não subestime o rascunho. Apesar de parecer perda de tempo, o rascunho te ajuda a organizar as ideias e possibilita a leitura e correção de erros que podem sair na primeira escrita.

Atenção à gramática

As regras existem e elas precisam ser usadas para garantir a coerência e a coesão do texto. Cuidado com gerúndio, atenção ao tipo de texto, lembre-se dos tempos verbais e acentue e pontue corretamente as palavras.

Leia muito antes da prova

Durante os estudos que antecedem os vestibulares ou provas que possuem redação, esteja atento às notícias, leia jornais variados, revistas, acompanhe programas jornalísticos e até redes sociais. Apesar de atrapalhar a concentração, muita informação vem desses canais, defina períodos do dia para usar.

Aumente o repertório cultural

Escrever também é uma forma de arte. Para compor um texto, é necessário conhecer a gramática, mas também, é preciso conhecer literatura, obras de arte, música, cinema, entre outras manifestações culturais. É por meio desses conhecimentos que é possível construir uma narrativa interessante e relacionada ao público definido pelo tema.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia