Organização de leituras para ler mais e melhor

Se você veio até essa publicação, é porque gosta de ler e tem interesse em ler mais e melhor, certo? Então, prepare papel e caneta para anotar algumas dicas que podem ampliar a qualidade da sua leitura.

Determine metas

Talvez, ao pensar em metas, você pense em obrigação, mas não é bem assim. Muitas vezes, estipular metas de leitura te ajudará a manter o hábito na rotina, além de proporcionar o bem-estar de conquistar algo (que inclusive, pode e deve ser recompensado de alguma forma).

Escolha os livros que deseja ler em 2021, pode ser 5 ou 50. Em seguida, faça o passo a passo da próxima dica.

Faça um cronograma de leitura

Isso mesmo. Pode parecer besteira, mas programar sua leitura fará com que você seja mais organizado, leia mais dias e sobrecarregue menos os dias livres, quando normalmente as pessoas leem mais.

Caso você queira ler 12 livros no ano, você lerá 1 livro por mês. Se cada livro escolhido possui 300 páginas, você pode dividir as 300 páginas pelos 30 dias do mês, totalizando 10 páginas por dia. Ler 10 páginas por dia é muito mais simples do que ler 70 páginas no final de semana, além disso, te mantém conectado ao enredo, fazendo com que o contexto não se perca sempre que pegar o livro.

Não exija tanto de si

Ao começar a se planejar, não espere ler a Divina Comédia ou Dom Quixote em um mês. Calhamaços exigem prática e hábito de leitura para serem bem aproveitados.

Ainda pensando na meta de 12 livros por ano, intercale leituras leves e leituras que exijam mais do intelecto, assim você terá constância na leitura, não se sentirá sobrecarregado e em breve será capaz de ler qualquer livro que "assuste" pelo tamanho e conteúdo.

Além dessas dicas, vale lembrar: tenha prazer nas atividades que realiza, e isso vale para todas elas, do exercício físico à escolha da profissão.

Não se compare com outras pessoas, não imponha muito para si e organize-se para a sua rotina, só você conhece o seu dia a dia e sabe como encaixar práticas saudáveis e viáveis.

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia