Estratégias de leitura para potencializar os estudos

As férias já estão na metade e logo começa um novo semestre de aprendizado e conhecimento, por isso, confira algumas estratégias de leitura para ter ainda mais produtividade nos estudos.

Ao realizar uma leitura, é importante se atentar a três aspectos da sua estrutura:

  • Leitura literal: que se trata da leitura fiel ao que está escrito, com atenção às características gramaticais, ao gênero etc.
  • Leitura contextual: que remete ao conteúdo abordado no texto, como o período na história, a realidade do autor, entre outros.
  • Leitura cultural: por fim, a leitura cultural ou intertextual tem relação com o "entre linhas". Um contexto econômico ou político, um fato na história etc.

Ter uma leitura crítica para esses aspectos possibilita uma compreensão mais ampla do conteúdo aprendido, pois gera conexões entre os fatos conhecidos, por exemplo, há quem diga que ler Machado de Assis é uma tarefa difícil, mas conhecendo a realidade do período em que o livro foi escrito, a língua usada na época, os exemplos e referências do autor, será muito mais fácil compreender o conteúdo.

Além desses aspectos, é possível ter outros cuidados ao ler para que o conteúdo seja aproveitado da melhor forma possível:

  1. Foque somente na leitura, por mais difícil que seja ser monotarefa nos dias atuais
  2. Faça anotações, marcações e pesquisa o que não sabe
  3. Leia em voz alta quando não compreender algo
  4. Tenha constância, mesmo que seja para ler 10 páginas por dia
  5. Busque conteúdos diversos, sair do contexto acadêmico pode colaborar com o repertório criativo

 

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Na Ponta da Língua

Sobre o blog

Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.

Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.

Janeiro - 2015

Posts mais lidos

Através de e por meio de
Faz e Fazem
Meio e Meia