A Semântica é uma das áreas da linguística que estuda o significado das palavras de uma língua. Por sua vez, a Semântica possui duas divisões: Semântica descritiva: que estuda significados de palavras e figuras de linguagem (sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia).
Sinonímia estuda os sinônimos; antinomia, os antônimos; paronímia, as palavras similares na grafia, com significados diferentes (mal/mau, por exemplo); e por fim, homonímia, que estuda palavras com grafias idênticas e significados diferentes (banco - assento/banco - instituição financeira).
Essa área também estuda outro tema já visto aqui no Na Ponta da Língua, a denotação (ou seja, o sentido literal de uma sentença) e a conotação (o sentido figurado, aberto à interpretações de determinada sentença).
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.
Hoje em dia ainda é comum nos depararmos com erros cometidos na Língua Portuguesa tanto na fala como na escrita. Um dos fatores que contribuem para essa fatalidade é a internet, onde muitas pessoas, na correria do dia a dia, acabam compartilhando publicações ou escrevendo outras sem ao menos reler e constatar possíveis erros ortográficos.
Pensando nisso, desenvolvemos este blog para postar dicas e curiosidades talvez não tão conhecidas sobre o nosso vocabulário. Assim, quando bater aquela dúvida a respeito de como falar ou escrever determinada palavra ou expressão, corra pra cá e fique com tudo na ponta da língua.